terça-feira, 14 de setembro de 2010

Avaliação - Convite a Reflexão

 Defino a avaliação da aprendizagem como um ato amoroso, no sentido de que a avaliação, por si, é um ato acolhedor, integrativo, inclusivo. Para compreender isso, importa distinguir avaliação de julgamento. O julgamento é um ato que distingue o certo do errado, incluindo o primeiro e excluindo o segundo. A avaliação tem por base acolher uma situação, para, então ( é só então ), ajuizar a sua qualidade, tendo em vista dar-lhe suporte de mudança, se necessário. A avaliação, como ato diagnóstico, tem por objetivo a inclusão e não a exclusão; a inclusão e não a seleção ( que obrigatoriamente conduz à exclusão ). O diagnóstico tem por objetivo aquilatar coisas, atos, situações, pessoas, tendo em vista tomar decisões de criar condições para a obtenção de uma maior satisfatoriedade daquilo que se esteja buscando ou construindo. ( Luckesi, Cipriano C. Avaliação da aprendizagem escolar. 7ª ed. São Paulo: Cortez, 1998.)

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